Propriedade Intelectual no Metaverso, como se proteger?
Imaginemos o seguinte cenário: uma empresa de eventos, poderá criar um evento, o cenário, vender ingressos, contratar e pagar palestrantes, recepcionar participantes, abrir um espaço para patrocinadores mostrarem os seu produtos, enfim, tudo isso no mundo virtual onde cada pessoa humana pode estar fisicamente onde quiser e ao mesmo tempo usufruir e participar ativamente deste evento através do seu avatar, tudo isso gerando uma cadeia de consumo, assim como acontece aqui no mundo real, detalhe: sem número mínimo de participantes, ou seja, num evento real que reuniríamos 2.000 pessoas, neste ambiente podem ser reunidas milhões ao mesmo tempo e girar milhões em cifras reais. O mesmo vai acontecer em diversas áreas de negócios e profissões. O que sabemos é que devemos estar prontos e amparados inclusive juridicamente para este universo.
Do ponto de vista da propriedade intelectual os cuidados que já tomamos aqui no mundo real precisarão ser redobrados, pois sem dúvida nenhuma, este universo paralelo dará margem à pirataria, por exemplo: Se algum patrocinador expõe um produto neste evento e vende de fato muitas unidades, supondo que este produto leve a sua marca, e você não possui o registro, com que argumento jurídico você irá acioná-lo, visto que nem você é o proprietário real desta marca? O nome do evento, caso exista aqui no mundo real, mas sem registro, de que maneira poderemos contestar se alguém criar um evento com o mesmo nome? Sem contar os próprios avatares que serão a nossa representação de imagem lá no mundo virtual. De que maneira proteger esta imagem (persona) para que terceiros não a usem e se comportem de forma que denigra a sua imagem aqui no mundo real?
Portanto um profissional de propriedade intelectual é fundamental para todas as empresas. Este profissional vai entender o negócio de cada cliente, verificar todas as demandas, seja de registros de marcas, direitos autorais entre outros, já deixar tudo pronto de maneira preventiva, para que quando esta empresa entrar no Metaverso esteja com seus direitos resguardados podendo assim tomar todas as providências necessárias em caso de pirataria e plágio.